Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

LEEST

Publicado: Sexta, 01 Abril 2022 12:13 | Última Atualização: Sexta, 29 Julho 2022 17:18 | Acessos: 307

O que é o LEEST?

O Laboratório de Ergonomia e Engenharia de Segurança do Trabalho (LEEST) foi criado com o intuito de proporcionar a Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica (UAEM) o apoio ao ensino, a pesquisa e a extensão de um campo de estudo de natureza multidisciplinar. Os recursos iniciais para a sua criação deste laboratório foram oriundos, inicialmente, de trabalhos de extensão realizados na área de Ergonomia em empresa da região e a outra parte proveniente de investimentos da própria unidade acadêmica de engenharia mecânica.

O LEEST vem com uma proposta clara e bem definida: capacitar pessoas nas áreas de Ergonomia e Engenharia de Segurança do Trabalho. A intenção é atingir inicialmente os discentes da UFCG, mas com foco, também, no público externo. Para tanto, disciplinas e cursos serão criados a partir dos conhecimentos adquiridos e desenvolvidos dentro deste laboratório almejando contribuir com a saúde, segurança e o bem estar dos trabalhadores em seus ambientes laborais.

 

Qual a sua missão?

A missão do LEEST é apoiar o ensino, a pesquisar e a extensão nas áreas de conhecimento da Ergonomia e Engenharia de Segurança do Trabalho.

 

Quais os objetivos do LEEST?

O objetivo geral do LEEST é capacitar e treinar pessoas dentro e fora da instituição a fim de adequar os meios produtivos e as formas de trabalho ao ser humano tendo sempre como premissas básicas, as Leis, as Normas, os Decretos instituídos no país relacionados ao trabalho humano e os conhecimentos já desenvolvidos e em pesquisa na área de Ergonomia.

 

Quais as ações do LEEST?

As ações principais do LEEST são as de transmitir conhecimentos, desenvolver pesquisa e atuar para que resultados sejam aplicados no dia a dia das atividades laborais com o intuito de proporcionar conforto, segurança, saúde e satisfação aos trabalhadores durante o seu relacionamento com o sistema produtivo.

 

Quais os resultados esperados do LEEST?

Espera-se como resultado das ações deste laboratório a capacitação de alunos e profissionais liberais dentro e fora das instituições e das empresas situadas, inicialmente, em Campina Grande, estado da Paraíba, mas com expectativas de vencer as demais fronteiras deste estado.

 

Logomarca do LEEST

As cores da logomarca são verde claro e verde escuro lembrando a área da Ergonomia e da Engenharia de Segurança do Trabalho e cor vermelha lembrando a saúde. O formato das letras: Times New Roman com exceção da letra “L” que está contida numa estrela vermelha que subtende os pontos cardeais Norte, Sul, Leste e Oeste. A seta na cor verde indica o caminho, sempre em frente em busca da informação e o verde claro que circunda as letras a expansão do conhecimento em Ergonomia e em Engenharia de Segurança do Trabalho.

 

Infraestrutura do LEEST 

O LEEST conta com a seguinte infra-estrutura (Vide Anexo C):

1) (01) Uma sala com piso cerâmico branco contendo aproximadamente 20 m 2 de área, pintada na cor branco neve, contendo, ainda, uma porta de madeira pintada na cor azul real por fora e branco neve por dentro, quatro janelas basculante, uma mesa branca, um birô contendo três gavetas, duas luminárias espaçadas igualmente contendo duas lâmpada fluorescente de 20W, (05) cinco tomadas com três pinos normalizadas, um interruptor tipo chave liga-desliga e persianas na cor cerejeira.


2) (03) Três microcomputadores Corel Intel i3, marca DATASONIC TAURUS I Q4.2 D3, completo contendo monitores de 17”, mouses, teclados e estabilizadores, todos na cor preta.

3) Um aparelho de ar condicionado.

4) (03) Três cadeiras na cor preta, com cinco rodízios, sem apoios para os braços, com regulagem de altura com assentos e encostos de material plástico.

5) Uma estante de aço com estante e portas na cor cinza.

6) (01) Um quadro branco e bordas de madeira de pinho.

7) (01) Um apagador de esponja para quadro branco.

8) (04) Balanças digitais para pesagem de pessoas.

9) (05) Réguas de metal com comprimento de 500 mm.

10) (10) Dez capacetes de plástico na cor branca.

11) (05) Trenas de 5m e (05) trenas flexíveis de 1 m na cor laranja

12) (10) Óculos de segurança.

13) (04) Paquímetros digitais.

14) (01) Paquímetro mecânico.

15) (03) Paquímetro de madeira de medição corporal.

16) (01) Paquímetro de alumínio de medição corporal e caixa de armazenamento em madeira e forro vermelho.

17) (01) Antropômetro de madeira.

18) (01) Cadeira de medição antropométrica de madeira.

19) (01) Termômetro de medição de pressão de vapor (IBUTG) da marca Instrutherm.

20) (01) Luxímetro.

21) (01) Medidor de pressão sonora da marca LUTRON (decibelímetro).

 

Vista geral do LEEST, seu mobiliário e equipamentos.

 

 

 

Armário metálico e equipamentos do LEEST.

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 348
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=article&id=91